sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Cubatão e as Ações Afirmativas


Cubatão e as Ações Afirmativas
 
            As ações afirmativas,  a grosso modo, podem ser definidas como políticas públicas (e privadas) voltadas  à   concretização   do   princípio constitucional da igualdade material e à neutralização dos efeitos da discriminação racial, de gênero, de idade, de origem nacional e de compleição física. Na sua compreensão, a igualdade deixa de ser simplesmente um princípio jurídico a ser respeitado por todos e todas (igualdade formal), e passa a ser um objetivo constitucional a ser alcançado pelo Estado e pela sociedade (igualdade material).
            Já desde 2002, Cubatão ( cidade de maioria negra na região metropolitana da Baixada Santista com aproximadamente 57% de população assumidamente preta ou pardo, segundo o Censo do IBGE de 2010) se inseriu, de forma definitiva, no cenário nacional das políticas afirmativas de promoção da igualdade racial quando sua Câmara Legislativa ousou em aprovar a Lei nº 2.782, de 02 de outubro de 2002 , que dispõe sobre  a reserva de 20% (vinte por cento) dos cargos no serviço público municipal (órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta), ação afirmativa esta que desde 2012 é alvo de estudos na parceria IPEA e Departamento de Igualdade Racial e Étnica.
Em 2005, o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Cubatão participou da I Conferência Nacional de Igualdade Racial realizada em Brasília realizada pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, atividade que em seu documento-base constam propostas oriundas da Pré-Conferência Municipal realizada em Cubatão na oportunidade.
            Em 2008, Cubatão participou da construção do Comitê Técnico de Saúde da População Negra da Região Metropolitana da Baixada Santista , conforme Portaria DRSIV – 1, de 12/05/2008,que constitui o Comitê Técnico de Saúde da População Negra da Região Metropolitana da Baixada Santista  e Portaria DRSIV – 2, de 14/05/2010,  que altera a sua composição. Esta ação afirmativa regional oferece impacto direto nas políticas municipais de saúde tendo em vista a participação de representantes da Secretaria e Conselho Municipal de Saúde na composição daquele comitê.
            Novamente em 2009, Cubatão participa da II Conferência Nacional de Igualdade Racial realizada em Brasília realizada pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República.
            Já em 2010, quando da última reforma administrativa municipal, o município de Cubatão foi além; criou um órgão no Poder Executivo Municipal para orientar o curso destas políticas afirmativas dentro da municipalidade. A legislação que orienta esta matéria é a  Lei Municipal nº 3.403, de 16/08/2010, que dispõe sobre a Estrutura Administrativa na Prefeitura Municipal de Cubatão e dá outras providências criando no seu artigo 33, item III a Coordenadoria Especial de Igualdade Racial e Étnica (link http://ceaam.net/cbt/legislacao/ no site da Câmara Municipal de Cubatão.
Em 2012, nova reforma administrativa, o município foi mais além, pois transformou a Coordenadoria Especial em Departamento de Igualdade Racial e Étnica e ainda criou o Departamento de Políticas para a Diversidade Cultural, avançando ainda mais dentro da Estrutura Administrativa quanto à questão da transversalidade das políticas afirmativas. . A legislação que orienta esta matéria é a  Lei Municipal nº 3.562, de 03/12/2012, que dispõe sobre a Estrutura Administrativa na Prefeitura Municipal de Cubatão e dá outras providências.
2012 também foi o ano da publicação do Decreto Municipal, nº 9.891 de 13 de junho de 2012, que instituiu o Plano Municipal de Igualdade Racial – PLAMAPIR CUBATÃO, que norteia a Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial em Cubatão. As medidas que figuram no Plano abrangem os seguintes setores: educação; segurança; diversidade cultural; desenvolvimento social e segurança alimentar; religiosidade; gênero; juventude; trabalho e desenvolvimento econômico; comunidades remanescentes e quilombos e povos indígenas e consistem em significativo avanço nas políticas públicas municipais de promoção da igualdade racial. Fruto de uma intensa articulação e mobilização organizada em debates, que desde 2009 ocorrem pelo município, o PLAMAPIR CUBATÃO é um marco regulatório importante para que o enfrentamento ao racismo e a promoção  da igualdade racial com mais de 89 metas e iniciativas.
Em 2012, o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Cubatão, um dos mais antigos do Estado e que  existe desde 1990, (  Lei Municipal nº 1.843, de 04/05/1990), foi reativado com o seguinte nome Conselho o transformando em Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial com nova  Lei Municipal, de nº 3.553, de 21/09/2012  que revogou a anterior, sendo a nova composição eleita na II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Cubatão realizada em 2013, empossada no mesmo ano pela Prefeita Municipal.
Já a Lei Municipal 3.634/2014, de propositura do Poder Executivo instituiu o dia 20 de novembro como feriado municipal, criando o Prêmio Zumbi dos Palmares e instituindo a Semana de Consciência Negra como parte do Calendário Oficial do Município, Semana esta que este ano  teve como  Tema “IV Novembro Zumbi Cubatão: Igualdade Racial é Pra Valer!!!” e o lema “Cubatão é Palmares, é resistência, é identidade!”.
A Semana contou com atividades, entre 17 e 27 de novembro, nas áreas de gênero, juventude, educação, saúde e cultura, com destaque para o avanço das políticas públicas de promoção da igualdade racial dentro da municipalidade com a criação de mais duas instâncias em novas pastas de Secretarias do Poder Executivo: o Lançamento do Comitê Municipal de Saúde da População Negra, o primeiro do gênero na região, com o Decreto Municipal  10.262 de 27 de novembro de 2014 e o Lançamento do Fórum Municipal de Educação e Diversidade Etnicorracial, organização voltada para articulação, fomento, monitoramento e avaliação da implementação das Leis nº 10.639/2003,11.645/2008, das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorracias  e para o ensino sobre a e cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar  em todos os níveis e modalidades de ensino do município de Cubatão,  com os Decretos Municipais 10.267 e 10.269, ambos de 19 de novembro de 2014, consolidando o caráter da interssetorialidade destas políticas garantindo instâncias de atuação em quatro secretarias estratégicas para a implementação das políticas públicas de promoção da igualdade racial: Assistência Social, Cultura, Educação e Saúde.
É importante que se diga que muitas outras ações, além das previstas na Semana de Consciência Negra, ocorreram e estão em andamento  pelo município ao longo do mês de novembro por conta do mês da Consciência Negra protagnizadas por escolas, movimentos negros e outros grupos culturais, fruto do ambiente propício oportunizado pelos Departamentos de Igualdade Racial e Étnica e de Políticas para a Diversidade Cultural nos últimos anos.
Finalmente ressaltando que Cubatão coordena, desde 2013, a Câmara Temática Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial ligada ao Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista – CONDESB, fomentando a discussão em nível regional, além de estar em fase de adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial – o SINAPIR e ao Plano Juventude Viva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário