Evento será promovido segunda-feira, 14, no Bloco Cultural de Cubatão
A Coordenadoria Especial de Igualdade Racial e Étnica, ligada à Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social da Prefeitura de Cubatão, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde de Cubatão e o Comitê Técnico de Saúde da População Negra da Região Metropolitana da Baixada Santista, organizará na próxima segunda-feira, 14/05, o I Seminário Técnico de Saúde da População Negra, das 8h30 às 13h00, no Bloco Cultural (Praça dos Emancipadores, s/nº).
A Saúde da População Negra, como um campo de estudo específico, vem se constituindo nas últimas décadas. No entanto, não está ainda consolidada como um conjunto firme de diretrizes e metas na Política Nacional de Saúde. Desta forma, a maioria dos gestores e técnicos da saúde, assim como os usuários, ainda conhecem pouco sobre o assunto. É eixo estratégico para a superação do racismo e garantia de promoção da igualdade racial, desenvolvimento e fortalecimento da democracia.
Segundo o coordenador Especial de Igualdade Racial e Étnica, Júlio Evangelista Santos Júnior, Cubatão vem construindo uma Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial - PPIR, por meio do diálogo intersetorial e seguindo a estratégia de implementação das ações afirmativas, a partir sobretudo de 2011. "Política esta que possui na saúde um dos seus pilares, estando em trâmite o lançamento de um Plano Municipal de Igualdade Racial - Plamapir Cubatão", afirma.
Programação
8h30 às 9h -Credenciamento
9h -Abertura institucional
9h15 às 9h30 -Intervenção musical do Grupo de Cultura Popular Zabelê
9h30 às 10h -Homenagem aos 4 anos do Comitê Técnico de Saúde da População Negra da Região Metropolitana da Baixada Santista - CTSPNRMBS / DRS IV
10h às 11h -Painel "Saúde da População Negra: conjuntura e perspectivas" -Participantes: Marise Borges dos Santos Barbosa - Coordenadora do Comitê Técnico de Saúde da População Negra da Região Metropolitana da Baixada Santista; Tânia Guimarães - Comitê Institucional Quesito Cor da Fundação Casa SP; Dr. Wilson Sabino - Pesquisador, professor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul e integrante do Comitê Técnico de Saúde da População Negra da Região Metropolitana da Baixada Santista.
11h05min -Perguntas e Debate
11h45min -Intervenção Poética " Meu Grito de Liberdade" com, Eládio Ferreira Mota, poeta negro
DO DIREITO À SAÚDE
Art. 6o O direito à saúde da população negra será garantido pelo poder público mediante políticas universais, sociais e econômicas destinadas à redução do risco de doenças e de outros agravos. (recorte do Estatuto da Igualdade Racial - Lei federal nº 12.288/2010).
Nenhum comentário:
Postar um comentário