quinta-feira, 24 de maio de 2012

Projeto “Igualdade nas Comunidades” organiza Roda de Conversa e Lançamento de Cartilha "Somos todas Rainhas"

Sempre com a proposta de estimular a eliminação da veiculação de estereótipos de gênero, raça, cor e etnia nos meios de comunicação, bem como fomentar as manifestações culturais dos diversos grupos etnicorraciais e políticas públicas voltadas a ações de reafirmação de identidade cultural pluriétnica, com apoio e incentivos a grupos que promovam a pluralidade cultural brasileira, a Coordenadoria Especial de Igualdade Racial e Étnica da Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social, na parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Associação Frida Kahlo SP, Articulação Política das Juventudes Negras APJN SP , Fórum Regional de Juventude Negra e Projeto Educafro Regional Baixada Santista organizará no dia 28 de maio, das 9h30min às 12h00min  na Biblioteca Municipal “Profº. João Rangel Simões”, Av. Nove de Abril  1977, Centro, Cubatão, a Roda de Conversa “A importância da literatura afrobrasileira e suas referências na construção da igualdade”. Na oportunidade haverá o Lançamento Regional  da Cartilha “Somos todas Rainhas”, produto da Associação Frida Kahlo SP em parceria com a Articulação Política das Juventudes Negras – APJN SP.
A iniciativa faz parte do Projeto“Igualdade nas Comunidades”,  iniciativa da Coordenadoria Especial de Igualdade Racial e Étnica que visa levar a todas as comunidades do município as discussões e debates pelos quais as políticas de promoção da igualdade racial perpassam , disseminando a discussão e coletando a todo o tempo as impressões, pontos de vista, manifestações que possam contribuir em tempo real para a implementação , monitoramento e avaliação das políticas de promoção da igualdade racial em nível municipal.
Segue a programação da atividade:

Roda de Conversa “A importância da literatura afrobrasileira e suas referências na construção da igualdade”  e o Lançamento da Cartilha  “Somos  Todas Rainhas”
                                                  28 de maio - das 9h30 às 12h
                                    Biblioteca Municipal  “Prof. João Rangel Simões”
 Av. Nove de Abril 1977  - Centro

9h30min - Roda de Conversa : “A importância da literatura afrobrasileira e suas referências na construção da igualdade”
Andréia Kelly Marques – professora, mestranda Unifesp em História, integrante do Fórum Regional de Juventude Negra e Projeto Educafro Regional Baixada Santista
Júlio Evangelista Santos Júnior – Coordenador Especial de Igualdade Racial e Étnica
Márcia Ghalyella - professora, pós-graduada em supervisão escolar, mestranda USP em História da África

11h00min - Lançamento da Cartilha “Somos todas Rainhas”
Chindalena Ferreira Barbosa -  Associação Frida Kahlo SP
Samoury Mugabe Ferreira -  Articulação Política das Juventudes Negras – APJN SP
Maiores informações:

Telefone: 13 33727922 / 91670731        Blog: http://igualdaderacialcubatao.blogspot.com
Emails: igualdadenascomunidades.cubatao@gmail.comigualdaderacial@cubatao.sp.gov.brigualdaderacial.cubatao@gmail.com
Twitter : @ceirecubatao      Facebook : Ceire Cubatão

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Saúde da População Negra é tema de seminário

Evento será promovido segunda-feira, 14, no Bloco Cultural de Cubatão


A Coordenadoria Especial de Igualdade Racial e Étnica, ligada à Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social da Prefeitura de Cubatão, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde de Cubatão e o Comitê Técnico de Saúde da População Negra da Região Metropolitana da Baixada Santista, organizará na próxima segunda-feira, 14/05, o I Seminário Técnico de Saúde da População Negra, das 8h30 às 13h00, no Bloco Cultural (Praça dos Emancipadores, s/nº).

A Saúde da População Negra, como um campo de estudo específico, vem se constituindo nas últimas décadas. No entanto, não está ainda consolidada como um conjunto firme de diretrizes e metas na Política Nacional de Saúde. Desta forma, a maioria dos gestores e técnicos da saúde, assim como os usuários, ainda conhecem pouco sobre o assunto. É eixo estratégico para a superação do racismo e garantia de promoção da igualdade racial, desenvolvimento e fortalecimento da democracia.

Segundo o coordenador Especial de Igualdade Racial e Étnica, Júlio Evangelista Santos Júnior, Cubatão vem construindo uma Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial - PPIR, por meio do diálogo intersetorial e seguindo a estratégia de implementação das ações afirmativas, a partir sobretudo de 2011. "Política esta que possui na saúde um dos seus pilares, estando em trâmite o lançamento de um Plano Municipal de Igualdade Racial - Plamapir Cubatão", afirma.

Programação

8h30 às 9h -Credenciamento

9h -Abertura institucional

9h15 às 9h30 -Intervenção musical do Grupo de Cultura Popular Zabelê

9h30 às 10h  -Homenagem aos 4 anos do Comitê Técnico de Saúde da População Negra da Região Metropolitana da Baixada Santista - CTSPNRMBS / DRS IV

10h às 11h -Painel "Saúde da População Negra: conjuntura e perspectivas" -Participantes: Marise Borges dos Santos Barbosa - Coordenadora do Comitê Técnico de Saúde da População Negra da Região Metropolitana da Baixada Santista; Tânia Guimarães - Comitê Institucional Quesito Cor da Fundação Casa SP; Dr. Wilson Sabino - Pesquisador, professor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul e integrante do Comitê Técnico de Saúde da População Negra da Região Metropolitana da Baixada Santista.

11h05min -Perguntas e Debate

11h45min -Intervenção Poética " Meu Grito de Liberdade" com, Eládio Ferreira Mota, poeta negro
DO DIREITO À SAÚDE

Art. 6o O direito à saúde da população negra será garantido pelo poder público mediante políticas universais, sociais e econômicas destinadas à redução do risco de doenças e de outros agravos. (recorte do Estatuto da Igualdade Racial - Lei federal nº 12.288/2010).