quarta-feira, 21 de março de 2012

Coordenadoria Especial de Igualdade Racial e Étnica lança o Projeto ‘Igualdade nas Comunidades’ e lembra o 21 de março

                     A  Coordenadoria  Especial de Igualdade Racial e Étnica já trabalha  no  estabelecimento  das parcerias visando a realização das atividades do Projeto “Igualdade nas Comunidades”. O Projeto é uma iniciativa da Coordenadoria Especial de Igualdade Racial e Étnica e visa levar a todas as comunidades do município as discussões e debates pelos quais as políticas de promoção da igualdade racial perpassam, em forma de rodas de conversa.
            O objetivo é disseminar a discussão e coletar, a todo o tempo as impressões, pontos de vista, manifestações que possam contribuir em tempo real para a implementação , monitoramento e avaliação das políticas de promoção da igualdade racial em nível municipal.
            A Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial do município de Cubatão se encontra em processo de implantação haja vista a criação da própria Coordenadoria e a reativação do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra - que agora se chamará Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial -, bem como o fato de já estar em fase de análise e redação final o Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial – Plamapir Cubatão, e também a adesão do município ao Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial – Fipir, na parceria com o governo federal.
            O primeiro compromisso do Projeto “Igualdade nas Comunidades” acontecerá nas parcerias com a ONG Educafro – Pré Vestibular Comunitário e a Coordenadoria Especial de Políticas para a Juventude. Será no dia 31 de março, sábado, das 13h30min às 16h30min nas dependências do Núcleo Educafro Cubatão que fica na E.E. Ary de Oliveira Garcia, Rua Rio de Janeiro 620. A roda de conversa versará sobre o tema “Juventude Negra e Segurança Pública: das políticas públicas para juventude ao Plano Municipal de Igualdade Racial”. A atividade, em forma de roda de conversa, contará com a presença dos alunos e alunas, voluntários e professores do pré-vestibular comunitário, além dos coordenadores especiais de Juventude e Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social  da Prefeitura Municipal de Cubatão. A atividade é aberta ao público em geral. Caso sua comunidade, organização ou grupo queira participar do projeto recebendo os debates em seu espaço de lazer, de articulação ou de ações, as mais diversas,  é só entrar em contato com a Coordenadoria Especial de Igualdade Racial e Étnica através da sua rede de comunicação social, conforme segue:

Telefone: 13 33727922           Blog: http://igualdaderacialcubatao.blogspot.com/
 igualdaderacial@cubatao.sp.gov.br/ igualdaderacial.cubatao@gmail.com
Twitter : @ceirecubatao     Facebook : Ceire Cubatão

Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial

            Em 1976, a ONU escolhe o dia 21 de março como o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, para lembrar os 69 negros mortos e os quase 200 feridos na cidade de Sharpeville, província de Gauteng, nos arredores de Joannesburgo, capital da África do Sul. Ao mesmo tempo  que em Joannesburgo,  mais de 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação especificando os locais por onde eles podiam circular na  África do Sul, em Shaperville, aproximadamente 5 mil se reuniam com o mesmo objetivo e marcharam de forma pacífica pelas ruas da cidade até serem violentamente repreendidos  pela polícia sul-africana com rajadas de metralhadora. Estas pessoas foram vítimas do apartheid  - regime de segregação racial  adotado de 1948 a 1994 -  em suas próprias terras e por este motivo o dia foi eternizado como um dia de luta contra o racismo e todas as formas de discriminação.
Apartheid
            O apartheid  foi um regime de segregação racial  adotado de 1948 a 1994 pelos sucessivos governos do Partido Nacional na África do Sul, no qual os direitos da grande maioria dos habitantes (os negros) foram cerceados pelo governo formado pela minoria branca. Embora a segregação existisse na África do Sul desde o século XVII, quando a região foi colonizada por ingleses e holandeses, o termo passou a ser usado legalmente em 1948. No regime do apartheid o governo era controlado pelos brancos de origem européia (holandeses e ingleses), que criavam leis e governavam apenas para os interesses dos brancos. Aos negros eram impostas várias leis, regras e sistemas de controles sociais.
            Reformas no regime durante a década de 1980 não conseguiram conter a crescente oposição, e em  1990, o presidente Frederil Willem de Klerk iniciou negociações para acabar com o apartheid, o que culminou com a realização de eleições multirraciais e democráticas em 1994, que foram vencidas pelo Congresso Nacional Africano, sob a liderança de Nelson Mandela.

Outras conquistas
            O dia 21 de março marca ainda outras conquistas da população negra no mundo: a independência da Etiópia, em 1975, e da Namíbia, em 1990, ambos países africanos.
                                                                  

quinta-feira, 8 de março de 2012

Projeto "Igualdade nas Comunidades"


O que é
            O Projeto “Igualdade nas Comunidades” é uma iniciativa da Coordenadoria Especial de Igualdade Racial e Étnica e visa levar a todas as comunidades do município as discussões e debates pelos quais as políticas de promoção da igualdade racial perpassam .

Objetivo
            Disseminar a discussão e coletar a todo o tempo as impressões, pontos de vista, manifestações que possam contribuir em tempo real para a implementação , monitoramento e avaliação das políticas de promoção da igualdade racial em nível municipal.

Metodologia

            A Roda de Conversa é um método de ressonância coletiva que consiste na  criação de espaços de diálogo de intervenção comunitária, no qual as pessoas possam se expressar e, sobretudo, escutar os outros e a si mesmos. O objetivo  é estimular a construção da autonomia dos sujeitos por meio da problematização, da socialização de saberes, da troca de informações e da reflexão para a ação. Trocas de experiências, conversas, discussão e divulgação  dos conhecimentos constroem esse método de trabalho desenvolvido junto  a grupos

 Potenciais parceiros nas comunidades cubatenses

1.    Coordenadorias Especiais
2.    Conselhos Municipais
3.    Sociedades de melhoramento
4.    Centros de Referencia da Mulher
5.    Escolas de samba
6.    Associações de capoeira
7.    Movimentos negros, indígenas e ciganos, se houverem
8.    Organizações da sociedade civil, as mais variadas

Periodicidade
            Mensalmente, por tempo indeterminado e de acordo com a disponibilidade das comunidades e organizações parceiras.

                  Caso sua comunidade, organização ou grupo queira participar do projeto recebendo os debates em seu espaço de lazer, de articulação ou de ações, as mais diversas,  é só entrar em contato com a Coordenadoria Especial de Igualdade Racial e Étnica através da sua rede de comunicação social, conforme segue:

Telefone: 13 33727922           Blog: http://igualdaderacialcubatao.blogspot.com/
Twitter : @ceirecubatao     Facebook : Ceire Cubatão